domingo, 20 de maio de 2018

Governo do Estado promove maratona hacker com 72 horas de duração na Campus Party



Desenvolvimento de soluções tecnológicas para problemas no campo da Economia Criativa são propostas que integram o Desafios Bahia Hackathon, iniciativa do Governo do Estado, que pelo segundo ano consecutivo faz parte da programação da Campus Party Bahia (CPBA). O tempo aproximado que deve ser empenhado no desenvolvimento das soluções é de 72 horas.


O termo hackathon é uma junção das palavras em inglês marathon (maratona) e hacker - indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. A estratégia tem sido aplicada por diversas esferas governamentais e empresas em todo o mundo com o intuito de achar soluções criativas para os grandes problemas que afligem populações em torno do mundo.

Gestor da Campus Party, no âmbito da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti), Sócrates Santana, lembra que "esse é um instrumento que vem sendo utilizado pelo Governo para estimular que os jovens encontrem soluções sustentáveis que possam ser utilizadas por toda a população".

Focando na Economia Criativa como propulsora do desenvolvimento econômico e social, as soluções serão avaliadas por especialistas, que considerarão critérios como o interesse público e impacto social; viabilidade técnica; e inovação. Os responsáveis por criar os projetos são jovens talentos que atuam nos segmentos de Tecnologia da Informação (TI), Turismo, Arte e Cultura, Gestão de Projetos e Design. As soluções devem estar ligadas a dois subtemas: ‘Turismo na Baía de Todos-os-Santos’ e ‘Rede de Serviços Culturais’.

Membro da 'Olá, Baía', uma das oito equipes finalistas, Diego Leite, estudante de Engenharia da Computação, conta que desenvolveu uma solução voltada para o turismo. "Nós construímos um assistente para ser instalado em sites e aplicativos que possibilita que o turista encontre mais rapidamente o melhor roteiro de viagem para ele. Nossa inteligência artificial faz perguntas ao turista e capta o melhor roteiro, na Baía de Todos-os-Santos, de acordo com cada perfil", explica. A equipe vencedora será conhecida às 17h deste domingo (20), último dia de evento.

Premiação

Um dos avaliadores do evento, o diretor executivo do Grupo Rede Mais, Rodrigo Paolilo, garante que "o nível das propostas é bom e o e as soluções apresentadas têm plena capacidade de serem desenvolvidas e colocadas em prática em um curto período".


O 1º lugar ganhará cinco passagens aéreas (origem: Salvador/BA -destino: São Paulo/SP) + cinco Ingressos com Campings para Campus Party Brasil (CPBR12)12; o 2º lugar ganhará cinco passagens aéreas (origem: Salvador/BA – destino: Porto Velho/RO) + cinco Ingressos c/ Campings para Campus Party Rondônia; e o 3º lugar receberá cinco Ingressos com Campings para CPBR12.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oziel tiroteio no bairro da Califórnia perto da avenida Rio Branco, foram mais de 12 tiros, foi um terror, ninguém sabe ainda se feriu alguém, passaram de moto atirando. Foi um terror. Informa aí pelo Amor de Deus. Foi correria de mais. Já é o terceiro tiroteio de quarta pra hoje. Informa aí foi um inferno. Foi por volta das 22:20

    ResponderExcluir
  2. Oziel, homem baleado na Califórnia, tiroteio com mais de 15 tiros, homem baleado com cerca de 3 tiros aproximadamente, criminosos estavam em uma XRE 300, SEGUNDO TESTEMUNHAS

    ResponderExcluir

PUBLICIDADE!

PUBLICIDADE!