Plantão Itabuna - A denúncia é sua, a missão é nossa: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

"Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"

O primeiro domingo de prova foi marcado pelo tema atual da redação ("Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet"). Para muitos candidatos a proposta da redação levava ao estudante falar sobre notícias, Fake News e a manipulação da mídia digital, porém, para especialistas, o assunto é outro: Como você lhe da com o uso de dados, como, por exemplo, não cair nos turbilhões de vantagens musicais, sempre ter pacotes que não consumam seus dados de internet e evitar navegar de forma desnecessária.

Para Camilo Aggio, professor de Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, ao G1, é preciso ter cuidado, no entanto, com a ideia de que as pessoas são manipuladas a se comportarem desta ou daquela maneira — inclusive em posições políticas.

Por outro lado, especialistas alertam para o termo "controle", "É sempre prudente que a gente desconfie antes de se entregar a uma ideia de que as pessoas estão sendo manipuladas, conduzidas. Hoje, a gente está falando de algoritmos, de social media de um modo geral, mas por muito tempo foi a mídia. Será que os algoritmos não são a nova versão dessa tese antiga de que a mídia seria o grande agente manipulador e maléfico? Eu acho que a gente precisa ter cautela em usar essa expressão 'controle', porque advém de uma grande falácia que por um tempo predominou nas teorias da comunicação — que já está superada há quase um século — , que é a ideia de que existe uma massa amorfa de pessoas manipuláveis, completamente suscetíveis", alerta.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE!

PUBLICIDADE!