Plantão Itabuna - A denúncia é sua, a missão é nossa: Festa no Beco do Fuxico, aniversário do "Caboco"

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Festa no Beco do Fuxico, aniversário do "Caboco"

Por: Celina Santos/Diário Bahia
O dois de fevereiro é bastante comentado em diversas partes do Brasil, porque é o Dia de Iemanjá. Mas em Itabuna o 1º de fevereiro deve ser, também, uma data simbólica. Afinal, há 88 anos nasceu Alencar Pereira, o tão querido Caboclo Alencar. Ele é responsável pelo ABC da Noite, boteco tombado como patrimônio cultural de Itabuna, servindo saborosas batidas e por onde já passaram muitas figuras famosas.
A receita da procurada bebida o “Cabôco” não revela a ninguém. Entre os “causos” grapiúnas, muito se diz que ele mantém secreta, como sempre foi a fórmula da Coca-Cola. De sabor em sabor, dá cara ao Beco do Fuxico, via que é ponto de referência no centro da cidade e atrai pessoas de vários municípios da região.
“Dia de Alencar”
Sabemos que o ABC da Noite abre, impreterivelmente, às 11 horas. Mas telefonamos, às 10h45min desta quinta-feira (31), para tentar falar com Alencar e ele já estava a postos. Parabenizamos antecipadamente pelos 88 anos, desejando saúde e alegria – as duas coisas que ele tem como prioridade. E uma longa vida, é claro. “Vamos enfrentar a luta (risos)”, respondeu ele, com toda serenidade.
O “Filósofo do Beco” é uma figura discreta, dono de um senso crítico que salta aos olhos e visivelmente avesso a qualquer manifestação do “Imperialismo”, do chamado “American Way Of Life”. Por tantas características peculiares, arregimenta um considerável número de fãs, das mais diversas classes sociais, idades e profissões. Por tudo isso, em mais um aniversário, parafraseamos versos bem baianos: “1º de fevereiro/ é dia de Alencar/ trago-te meu carinho/ homem raro de cá”.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE!

PUBLICIDADE!