Plantão Itabuna - A denúncia é sua, a missão é nossa: Parabéns aos policiais civis pelo 29 de setembro, dia do Policial Civil

domingo, 29 de setembro de 2019

Parabéns aos policiais civis pelo 29 de setembro, dia do Policial Civil



Por: Oziel Aragão

A Polícia Civil comemora o seu dia neste 29 de setembro, dia também do São Miguel Arcanjo, data celebrada pelos cristãos, judeus e muçulmanos como uma homenagem a um dos sete espíritos puros de Deus e dos três arcanjos mais conhecidos: São Miguel, o "anjo do arrependimento e da justiça".

Em hebraico, o significado de Miguel seria equivalente a "aquele que é similar a Deus".
Este arcanjo é considerado o padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, policiais, paraquedistas, radiologistas e da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

A PC baiana tem algumas décadas de criada, seu brasão foi definido após decreto há 39 anos, evolui com o tempo e pode-se dizer que, os investigadores, escrivães e delegados comungam do mesmo pensamento: “Houve avanço, mas é preciso melhorar”, no sentido de estrutura, motivação e mais concursos públicos. O último foi feito em 2018.
Pelo estado da Bahia é possível de forma rápida encontrar informações sobre delegacias sem policiais, delegados e agentes que administram mais de uma cidade e até armas que já deveriam ser trocadas.
Mesmo assim, cada IPC ou DPC desenvolvem suas atividades com amor e determinação, prendendo criminosos e dando sentimento de paz a população.

Polícia Judiciária

O papel da Polícia Civil, a judiciária, é investigar, prender, produzir inquérito e apresentar ao Ministério Público e Justiça. É dela que um pedido de prisão preventiva acontece, até ocorrer a condenação de um criminoso. Para todas essas etapas funcionarem é preciso coesão da equipe, diligências e colher provas materiais e testemunhais.
Parabéns a Polícia Civil de Itabuna, Ilhéus e toda PC baiana pelo seu dia.  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PUBLICIDADE!

PUBLICIDADE!